Sobre Lages

Cidade de Lages

Lages é uma cidade brasileira da região sul, localizado no estado de Santa Catarina. A cidade possui 161.583 habitantes, conforme o Censo IBGE/2010 e faz parte da mesorregião (política) e região (geográfica) serranas do estado. Lages é o maior município em área do estado e cidade-sede da Região Metropolitana de Lages.

História

Fundada em 1766 pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Macedo, Lages servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.

Correia Pinto batizou-a assim devido à abundância da pedra laje na região; o nome original era Nossa Senhora dos Prazeres das Lages.

Instituída vila pelo governador de São Paulo Luís António de Sousa Botelho Mourão, Lages teve seu território transferido da capitania de São Paulo para a capitania de Santa Catarina, por D. João VI, por alvará de 9 de setembro de 1820.

Décadas após o fim da Revolução Farroupilha, teve seu primeiro paço municipal edificado entre 1898 e 1902. O prefeito na ocasião era Vidal Ramos Júnior, e a prefeitura foi projetada por um desenhista da Diocese de Lages.

Com arquitetura neoclássica romana, tem os detalhes das aberturas em estilo coríntio; todas as estruturas em madeira são de araucária. Quando reformada pelo arq. João Preto de Oliveira, recebeu um pavimento superior.

Economia

A economia lageana é basicamente sustentada pela pecuária, agricultura (com destaque para a vinicultura), indústria madeireira (com destaque na produção de papel e celulose) e turismo rural.

A economia de Lages sofreu um forte declínio com a redução sistemática da pujança do ciclo da madeira, que teve seu auge até a década de 1950. O município, outrora o maior e mais rico do Estado, teve sua fatia do PIB estadual bastante reduzida. Novos projetos industriais, desenvolvimento regional sustentável e investimentos no município têm contribuido para que a arrecadação volte a crescer.

Indústria

O parque industrial de Lages consiste, em grande parte, de empreendimentos ligados à cadeia produtiva da madeira, como madeireiras, fábricas de grampos, fábricas de portas, soleiras, batentes e congêneres.

Todavia, empresas ligadas ao setor metal-mecânico têm papel importante na geração de emprego e renda do município. Em Lages existem empresas que são sede de multinacionais no ramo de peças de tratores e outros veículos terrestres. Ademais, algumas grandes indústrias têm filiais na cidade de Lages, tais como uma grande cervejaria (Brahma/AmBev), uma exportadora de alimentos à base de frango (Vossko) e empresas de papel e celulose (Klabin). Empresas do ramo têxtil começaram recentemente a instalar-se na cidade, por falta de mão-de-obra no litoral e Vale do Itajaí. Confecções de ramos variados como cortinas, lingeries e uniformes já se instalaram. Em abril de 2012, foi anunciada a instalação na cidade de uma montadora de caminhões chinesa, a Sinotruk, do grupo CNHTC, considerada a segunda maior montadora de caminhões do mundo. O empreendimento, que será o único do gênero no estado, gerará centenas de empregos, além de impactar fortemente a economia da cidade. A Sinotruk fará parte do PISC (Parque da Inovação da Serra Catarinense), um grande parque industrial localizado no distrito de Índios, que será implantado em breve. Dentro dele, também haverá outras dezenas de empresas, que juntas formarão um dos maiores parques industriais e tecnológicos do estado.

Comércio

Lages também é um centro regional de comércio. A população de muitos municípios vizinhos encontra um ambiente propício para compras e negócios na cidade. O comércio será alavancado em breve por 2 shoppings centers que estão em construção na cidade, o Boulevard Lages Shopping e o Shopping Pátio Lages, ambos com previsão de inauguração para março e abril de 2013, respectivamente. No inverno, o comércio é bastante incentivado com o turismo rural e com a Festa Nacional do Pinhão, o segundo maior evento gastronômico e cultural de Santa Catarina (ficando atrás apenas da Oktoberfest de Blumenau).

Turismo Rural

O Turismo Rural em Lages nasceu no ano de 1984, na Fazenda Pedras Brancas, pioneira do Turismo Rural do Brasil. Fazendas centenárias da região, começaram a adaptar-se para receber visitantes e turistas que queriam conhecer a lida de campo, a vida simples do homem serrano, com ordenhas, plantações, gastronomia, etc. Hoje, o Turismo Rural é conhecido nacionalmente e cada vez mais procurado por pessoas que vivem no agito da cidade e refugiam-se para passar dias agradáveis junto a natureza. Lages também é conhecida como Capital Nacional do Turismo Rural.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Santa Catarina criou o Encontra Lages.

Blog do Guia da Cidade de Lages

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Lages por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Bocaina do Sul, Bom Jesus (RS), Capão Alto, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, São Joaquim e São José do Cerrito.

Dados Principais sobre Lages

Aniversário: 22 de novembro
Fundação : 1766
Gentílico: Lageano
Area: 2 644,313 Km²
População 161,583 hab. (2010)
IDH 0,813 - elevado
Prefeitura Lages

Brasão de Lages
Brasão de Lages

Bandeira de Lages
Bandeira de Lages

Vídeo sobre a Cidade de Lages
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Lages

Mapa de Lages

 

Moradores ilustres de Lages

 

 

  Sobre o EncontraLages
Anuncie no EncontraLages
Cadastre sua Empresa no EncontraLages (grátis)
Fale com EncontraLages


Termos do Serviço | Política de Privacidade